top of page
  • Foto do escritorPharmilab

Alerta RAPEX: Fructis da Garnier Hair Food-Shampoos e Condicionadores

Atualizado: 23 de nov. de 2023


De acordo com informações transmitidas pela Comissão Européia através do Alerta nº A11/00001/21, notificado no Sistema RAPEX1 pela autoridade competente belga (AFMPS), shampoos e condicionadores da linha Hair Food (Aloe Vera, Banana, Macadâmia, Melancia, Papaia), da marca Fructis da Garnier, podem, devido à sua apresentação, ser confundidos com alimentos.

Estes produtos cosméticos, colocados no mercado pela L'ORÉAL, têm sido amplamente distribuídos no mercado europeu desde janeiro de 2020, e nenhum caso de ingestão intencional ou acidental foi relatado.

Embora estes produtos não apresentem riscos à saúde e segurança dos consumidores em condições normais de uso, eles têm sido sujeitos a medidas corretivas destinadas a reduzir o risco de confusão com alimentos para os consumidores, em particular crianças.

Entre as medidas acordadas com a autoridade competente belga (AFMPS), e com outras autoridades competentes européias, destacamos as mudanças no sistema de fechamento e selagem das embalagens, que visam dificultar a sua abertura, e as advertências e outras informações ao consumidor incluídas na rotulagem de cada um dos produtos, na forma de texto, imagens ou outros sinais figurativos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page