top of page
  • Foto do escritorMargarida Lindo

A Importância da Avaliação da Hidratação Cutânea na Indústria Cosmética: O Papel do Corneometer


Na Indústria Cosmética, perante consumidores cada vez mais exigentes, é importante demonstrar a eficácia dos produtos e fundamentar alegações, informando o consumidor final relativamente aos eventuais benefícios do produto e aumentando a confiança na sua utilização.


A hidratação cutânea é uma das propriedades mais procurada pelo consumidor, principalmente em produtos hidratantes, pelo que se torna essencial avaliar este parâmetro através de testes de eficácia.



A hidratação cutânea pode ocorrer pelos seguintes mecanismos:


  • Formação de uma barreira que reduz a perda de água transepidérmica (oclusão);

  • Aumento do conteúdo hídrico do estrato córneo pela adição de água contida no produto aplicado ou pela absorção da água da atmosfera (no caso de produtos com componentes higroscópicos).


A avaliação da eficácia na hidratação cutânea pode ser realizada por dois métodos principais:


  • Avaliação subjetiva pelo médico dermatologista;

  • Avaliação objetiva instrumental através da medição indireta do teor de água na epiderme.


A medição do conteúdo hídrico do estrato córneo, com recurso a equipamentos, pode ser realizada através de métodos de capacitância, impedância e condutância, medindo indiretamente as propiedades elétricas da camada córnea. Dos equipamentos comercialmente disponíveis, o Corneometer® é um dos mais utilizados para a avaliação do nível de hidratação da pele.


A corneometria é um método in vivo, não invasivo, rápido, eficaz e seguro para a avaliação da eficácia de produtos hidratantes, baseado na medição da capacitância. O capacitor do Corneometer® apresenta alterações no valor da capacitância conforme a quantidade de água presente na pele, sendo que, quanto maior este valor, maior a hidratação da pele.


Os testes de eficácia devem ser realizados de acordo com as diretrizes e normas para ensaios clínicos, tais como “Guidelines for the evaluation of the efficacy of cosmetics products”, uma norma orientadora fornecida pela associação Cosmetics Europe - The Personal Care Association (COLIPA).


Pretende realizar este tipo de ensaios sobre este produto? Ainda tem alguma dúvida sobre a utilização do Corneometer? Contacte-nos!


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page