Os produtos cosméticos vegan, naturais e orgânicos estão a ganhar popularidade em todo o mundo. Existe uma grande variedade de cosméticos vegan, orgânicos e naturais disponíveis no mercado, abrangendo várias categorias de produtos. Muitas marcas de beleza de topo oferecem atualmente estas alternativas. O aumento da popularidade deste tipo de produtos reflete a crescente sensibilização dos consumidores para o impacto das suas escolhas na saúde pessoal e no ambiente.
Produtos cosméticos vegan
Para que um produto seja considerado vegan, há alguns pontos que deve cumprir, nomeadamente
O produto não pode conter ingredientes ou subprodutos de origem animal;
O processo de fabrico não pode envolver a utilização de ingredientes ou subprodutos derivados de animais;
O produto não pode conter ingredientes ou matérias-primas que tenham sido testados em animais;
Não podem ser efetuados testes em animais no produto cosmético.
Por conseguinte, estes produtos são frequentemente fabricados com ingredientes à base de plantas, minerais e alternativas sintéticas em vez de substâncias derivadas de animais.
Os cosméticos vegan são frequentemente considerados mais amigos do ambiente em comparação com os que contêm ingredientes derivados de animais. Normalmente, os ingredientes à base de plantas tendem a ter uma pegada ambiental mais baixa.
Cosméticos Naturais e Orgânicos
Para os produtos cosméticos naturais e orgânicos, foi desenvolvida, pela International Organization for Standardization (ISO), uma diretriz específica para o sector cosmético, a ISO 16128. Esta guideline fornece definições para termos como "natural", "origem natural", "orgânico" e "origem orgânica"; também descreve como calcular o conteúdo de ingredientes naturais e orgânicos em produtos cosméticos e descreve o método para determinar a percentagem de ingredientes naturais e orgânicos com base na sua origem e processamento. O seu objetivo é estabelecer um método harmonizado para determinar o conteúdo de ingredientes naturais e orgânicos, ajudando os consumidores a tomar decisões informadas e promovendo a transparência na indústria.
Para esta avaliação, os fabricantes das matérias-primas devem fornecer informações relacionadas com a composição, origem e processamento dos ingredientes.
Tem dúvidas sobre se o seu produto é vegan?
Quer saber a percentagem de ingredientes naturais, de origem natural, orgânicos, de origem orgânica do seu produto?
Fale connosco, nós podemos ajudar!
Comments