top of page
Foto do escritorMargarida Lindo

O uso de Alfa-hidroxiácidos (AHAs) em produtos cosméticos

Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) têm uma longa história de utilização em preparações dermatológicas e recentemente tornaram-se ingredientes importantes em cosméticos.

Os AHAs são ácidos carboxílicos orgânicos em que existe um grupo hidroxi na posição dois, ou ácidos carboxílicos alfa em que existe um grupo hidroxi na posição dois ou posição alfa (α) da cadeia carbonada. Muitos são produtos naturais. O Ácido Glicólico e o Ácido Lático são dois dos AHAs mais utilizados nos produtos cosméticos vendidos.



Os produtos que contêm AHAs são comercializados para uma variedade de finalidades, tais como suavizar as linhas finas e as rugas superficiais, melhorar a textura e o tom da pele, desobstruir e limpar os poros e melhorar o estado da pele em geral. Por vezes, os AHAs são utilizados em cosméticos para outros fins, como por exemplo o ajuste do pH (o grau de acidez ou alcalinidade).

Os AHAs causam uma aceleração da renovação celular no estrato córneo, removendo as células mortas à superfície da pele e revelando as novas células da pele que estão por baixo. Especificamente em concentrações elevadas, tem sido manifestada alguma preocupação relativamente à remoção das células mortas da superfície da pele que pode afetar negativamente a função de barreira do estrato córneo. O comprometimento da função de barreira da pele pode ter consequências para a mesma.


Devido a este mecanismo de ação, e apesar do seu uso generalizado, a preocupação com estes ingredientes reside em:


  • A manutenção da integridade da função de barreira da pele, incluindo os efeitos na absorção cutânea de outros ingredientes cosméticos

  • Os efeitos dos AHA nas reações da pele à exposição aos raios UV

  • A avaliação da segurança da utilização a longo prazo de AHA


Os dados disponíveis demonstram que os ingredientes AHA podem ser irritantes para a pele. Estes dados mostram uma interdependência da concentração e do pH. A um determinado pH, o aumento da concentração aumenta a irritação. A uma dada concentração, a redução do pH aumenta a irritação.

Tendo em consideração cada uma destas áreas de preocupação (irritação, aumento da penetração e sensibilidade ao sol), considera-se que uma limitação na concentração e no pH é adequada para os ingredientes AHA.

No entanto, mesmo dentro dessas restrições de concentração, pH e formação profissional, é possível formular de forma inadequada e, por conseguinte, recomenda-se que os produtos sejam formulados para limitar a irritação.

Além disso, tendo em conta os efeitos mencionados anteriormente, existem requisitos específicos para a rotulagem de produtos cosméticos que contenham estes ingredientes, a fim de informar e alertar os consumidores.


Pretende colocar um produto cosmético com AHAs no mercado e tem dúvidas sobre o processo?

Contacte-nos!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page